Blog de Notícias de SAO MANUEL


Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades






Papai Noel com Síndrome de Down encanta crianças em São Manuel

Há cinco anos, o morador Adriano Cela veste a tradicional roupa vermelha e se transforma em um Papai Noel muito especial em São Manuel (SP). Conhecido na cidade como "Badida", o homem de 52 anos, que é portador de Síndrome de Down, encanta crianças e ...

Padre Manoel da Nóbrega tem 12 km de lentidão no sentido SP

SÃO PAULO, SP - A rodovia Padre Manoel da Nóbrega tem 12 km de congestionamento no sentido São Paulo na noite deste domingo (21). Segundo a concessionária que administra a via, a lentidão se estende do km 292 ao km 280, e é causada pelo excesso de ...

Últimas notícias de SAO MANUEL SP:


no periodo de assalto em São Manuel Um ex-policial matou um ladrão a tiros na noite de sábado (20), em São Manuel (SP). De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens armados invadiram a casa do aposentado de 61 anos e anunciaram o assalto. Na sequência, o ex-policial sacou ...
Santos terá 338 novas moradias em Santos O investimento previsto é de R$ 17,8 milhões. Ao todo, serão 205 apartamentos em prédios de quatro pavimentos no Jardim São Manoel. As unidades terão um, dois e três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 38,55 a 60m² de ...
SP anuncia série de investimentos para a cidade de Santos "São Paulo não deixa ninguém para trás ... as famílias estão lá há 41 anos. E outro no bairro São Manoel, 205 apartamentos. Somando os dois dá 338 famílias que vão realizar o sonho da casa própria. As obras já começam hoje", afirmou o ...

SP anuncia série de investimentos para a cidade de Santos "São Paulo não deixa ninguém para trás ... as famílias estão lá há 41 anos. E outro no bairro São Manoel, 205 apartamentos. Somando os dois dá 338 famílias que vão realizar o sonho da casa própria. As obras já começam hoje", afirmou o ...

Dormir pouco está relacionado a uma série de enfermidades. Saiba como resolver seus problemas com o travesseiro:

O sono é essencial para a vida e é a base de muitas funções fisiológicas e psicológicas do organismo, tais como a reparação de tecidos, o crescimento, a consolidação da memória e a aprendizagem. Embora nem todos os adultos precisem do mesmo número de horas de sono, os especialistas acreditam que menos de sete horas de sono por noite, numa base contínua, pode ter consequências negativas para o corpo e para o cérebro.

A falta de uma boa qualidade do sono tem impacto nos condutores fisiológicos do balanço energético, nomeadamente no apetite, na fome e no gasto energético. Além disso, a privação do sono apresenta efeitos negativos na capacidade do corpo distribuir a glicose sanguínea e pode aumentar o risco de diabetes tipo II.

Obesidade

Obesidade

Um estudo realizado numa grande população demonstrou uma relação significativa entre a habitual duração do sono curta e o aumento no índice de massa corporal (IMC). A reduzida duração do sono está associada a alterações nos hormônios que controlam a fome; por exemplo, os níveis de leptina (acção na redução do apetite) baixam, enquanto os níveis de grelina (acção estimulante do apetite) aumentam. Estes efeitos observam-se quando a duração do sono é inferior a 8 horas, sugerindo que a privação de sono é um fator de risco para a obesidade. Num estudo realizado numa população masculina saudável, descobriu-se que uma média de 4 horas de sono está associada a um desejo significativo de alimentos calóricos, com um conteúdo mais elevado de hidratos de carbono (alimentos doces, salgados e ricos em hidratos de carbono complexos). Estes indivíduos também manifestaram ter mais fome.

É necessário ter em consideração também que quanto menos horas se dorme, mais tempo se tem para comer e beber. Existem estudos que mostram que este é um fator que contribui para os aspectos obesogénicos da redução do número de horas de sono.

Estresse

Estresse

O hormônio cortisol, conhecido como o hormônio do stress, é responsável por manter o corpo em estado de alerta. Segundo a pneumologista e especialista em doenças do sono Heloisa Glass, quando ele está em níveis normais, é extremamente importante para o funcionamento do corpo. "Com o cortisol baixo, o corpo fica mais sensível à dor e desenvolve um cansaço acima do normal", explicou a especialista.

Problemas relacionados ao sono aumentam a produção de cortisol, o que mantém o corpo em constante estado de alerta, sem espaço para o descanso da noite. Isso faz com que o corpo não descanse a musculatura.

Há ainda o hormônio conhecido como melatonina. Quando o dia acaba e o sol se põe, a ausência da luz naturalmente inibe a produção desse hormônio no corpo, o que é, segundo Heloisa Glass, um "sinal para dormir". Os atuais hábitos noturnos, em especial da faixa etária que vai dos 16 aos 38 anos, impedem o que deveria ser a ação natural do corpo à noite.

Depressão

Apneia

Dormir poucas horas por noite também pode aumentar as chances de desenvolver depressão. A falta de sono pode trazer problemas psicológicos, principalmente em adolescentes que ainda não conseguem lidar com questões emocionais. O tempo de sono suficiente para revitalizar uma pessoa pode variar, porém, o ideal são oito horas de sono por noite.

Diabetes

Diabetes

A redução dos períodos de sono está associada a uma redução da tolerância à glicose. A tolerância à glicose é um termo que descreve a forma como o organismo controla a disponibilidade de glicose sanguínea para os tecidos e cérebro. Em períodos de jejum, o elevado nível de glicose e insulina no sangue indica que a distribuição da glicose pelo organismo é realizada de forma inadequada. Há evidências que demonstram que a baixa tolerância à glicose é um fator de risco para a diabetes tipo II. Estudos sugerem que a restrição do sono, a longo prazo (menos de 6,5 horas por noite), pode reduzir a tolerância à glicose em 40%.

Hipertensão

Hipertensão

Quem dorme mal tem cinco vezes mais chance de desenvolver um quadro de pressão alta do que uma pessoa sem problemas para dormirO causador é a mistura de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que tem ação vasoconstritora, o que favorece não só a hipertensão, como as arritmias cardíacas.

É necessário procurar um médico quando estas interrupções do sono prejudicam a rotina da família, não deixando que um ou mais membros tenham uma noite tranquila de descanso, pois dormir é essencial para a nossa saúde.

Confira como garantir uma boa noite de sono

  [27]